A Gucci de Alessandro Michele procura sempre ir além, sendo em suas colaborações inesperadas e ousadas misturando o luxo com o streetwear, por exemplo, ou mesmo nas inspirações para suas coleções e campanhas. E na nessa última da coleção “Exquisite”, o cara buscou inspiração na filmografia do cineasta Stanley Kubrick para ilustrar a campanha. A marca italiana se juntou com os estúdios Warner Bros. e com a costume designer Milena Canonera, que trabalhou com o diretor de cinema, para dar vida ao trabalho que ficou impecável.
Foram recriadas cenas de filmes como The Shining, 2001: A Space Odyssey, A Clockwork Orange, Eyes Wide Shut e Barry Lyndon; todos servindo de background para a coleção incrível do estilista que ainda contém peças da collab com a Adidas Originals. Alessandro Michele explica a inspiração e a sua paixão pelos trabalhos do Kubrick.
Kubrick foi, em essência, um real escultor de gêneros: o diretor de gênero-cruzado, à frente do seu tempo. Sua habilidade de construir histórias que excedem significância, cruzam barreiras e incendeiam rótulos, sempre foram de grande inspiração para mim. Como um ato de amor, eu decidi re-habitar os filmes de Kubrick. Eu tomei a liberdade de desmontar, misturar e remontar seus filmes. Aderindo à minha práxis criativa, agarrei esses filmes, resemantizando-os, povoando-os com minhas roupas. O passado explode no presente.