O que é Metaverso e NFTs?

A internet como conhecemos está “ficando velha”, neste mundo em que tudo que chega vira obsoleto mais rápido do que o tempo da sua própria criação, a palavra efêmero se tornou cada vez mais familiar no nosso linguajar.

E é com este viés que o Metaverso surge para criar um novo capítulo na história da World Wide Web.

Quando Mark Zuckerberg resolveu mudar o nome do Facebook para Meta, o termo Metaverso se popularizou muito entre os que até então não faziam ideia do que se tratava.

Mas afinal, o que é Metaverso?

Podemos definir o Metaverso como uma espécie de nova forma de usar a internet, num universo em que você vai poder trabalhar, fazer compras, reunir-se com amigos e família, criar, se relacionar, etc.

O Metaverso será um ambiente que reunirá diversas tecnologias para o seu funcionamento, como Realidade Aumentada, Realidade Virtual, Criptomoedas, Redes Sociais entre outras.

Mas como isso será possível?

Será como um game, só que os personagens serão reais, como você, eu e todos que conhecemos fazendo coisas “reais” no universo virtual através de avatares.

Com o Metaverso veio também a popularização dos NFTs (Non-fungible Tokens ou Tokens não-fungíveis), que são peças virtuais originais, uma foto, um arquivo, um som.

E o que são NFTs?

Ou seja, qualquer bem virtual que tenha o seu caráter de ser original pelo seu criador ou detentor com certificados de originalidade e exclusividade.

Os NFTs têm sido bastante explorados no mundo da arte, onde peças de artistas são vendidos em formato digital, o que tem feito girar bilhões de dólares nesse mercado.

A obra “Love is in The Air“, do artista recluso Banksy, entrou para o mundo de NFTs, onde foram feitas 10 mil cópias originais em formato digital.

O mundo da moda não ficou para trás, e está fortemente ativo dentro do Metaverso. Diversas marcas já estão apostando em coleções e peças feitas para serem usadas em ambientes virtuais, como jogos e futuramente, o Metaverso.

A Balenciaga, por exemplo, fez uma parceria com o popular game Fortnite, onde criou não só uma coleção física, mas também digital para ser usada dentro do jogo.

A Gucci foi outra que há pouco lançou uma linha de tênis feitos para o ambiente virtual.

E a Adidas acabou de faturar 23 Milhões de Dólares com uma coleção de NFTs para o Metaverso.

Tecnicamente não, e aí que está a problemática. Todo esse universo está no imaginário e laboratório de criação de empresas como Meta (Facebook), Microsoft, Amazon, Epic Game, e outras gigantes da tecnologia.

Mas o Metaverso já existe?

Mas ainda é um projeto, que pode ou não dar certo. E assim fica a grande questão: será que o Metaverso vai vingar? Bom, só o tempo dirá. Vamos aguardar e acompanhar as cenas dos próximos capítulos.