A internet como conhecemos está “ficando velha”, neste mundo em que tudo que chega vira obsoleto mais rápido do que o tempo da sua própria criação, a palavra efêmero se tornou cada vez mais familiar no nosso linguajar.
E é com este viés que o Metaverso surge para criar um novo capítulo na história da World Wide Web.
Quando Mark Zuckerbergresolveu mudar o nome do Facebook para Meta, o termo Metaverso se popularizou muito entre os que até então não faziam ideia do que se tratava.
Mas afinal, o que é Metaverso?
Mas afinal, o que é Metaverso?
Podemos definir o Metaverso como uma espécie de nova forma de usar a internet, num universo em que você vai poder trabalhar, fazer compras, reunir-se com amigos e família, criar, se relacionar, etc.
O Metaverso será um ambiente que reunirá diversas tecnologias para o seu funcionamento, como Realidade Aumentada, Realidade Virtual, Criptomoedas, Redes Sociais entre outras.
Mas como isso será possível?
Mas como isso será possível?
Será como um game, só que os personagens serão reais, como você, eu e todos que conhecemos fazendo coisas “reais” no universo virtual através de avatares.
Com o Metaverso veio também a popularização dos NFTs (Non-fungible Tokens ou Tokens não-fungíveis), que são peças virtuais originais, uma foto, um arquivo, um som.
E o que são NFTs?
E o que são NFTs?
Ou seja, qualquer bem virtual que tenha o seu caráter de ser original pelo seu criador ou detentor com certificados de originalidade e exclusividade.
Os NFTs têm sido bastante explorados no mundo da arte, onde peças de artistas são vendidos em formato digital, o que tem feito girar bilhões de dólares nesse mercado.
A obra “Love is in The Air“, do artista recluso Banksy, entrou para o mundo de NFTs, onde foram feitas 10 mil cópias originais em formato digital.
O mundo da moda não ficou para trás, e está fortemente ativo dentro do Metaverso. Diversas marcas já estão apostando em coleções e peças feitas para serem usadas em ambientes virtuais, como jogos e futuramente, o Metaverso.
A Balenciaga, por exemplo, fez uma parceria com o popular game Fortnite, onde criou não só uma coleção física, mas também digital para ser usada dentro do jogo.
A Gucci foi outra que há pouco lançou uma linha de tênis feitos para o ambiente virtual.
E a Adidas acabou de faturar 23 Milhões de Dólares com uma coleção de NFTs para o Metaverso.
Tecnicamente não, e aí que está a problemática. Todo esse universo está no imaginário e laboratório de criação de empresas como Meta (Facebook), Microsoft, Amazon, Epic Game, e outras gigantes da tecnologia.
Mas o Metaverso já existe?
Mas o Metaverso já existe?
Mas ainda é um projeto, que pode ou não dar certo.
E assim fica a grande questão: será que o Metaverso vai vingar? Bom, só o tempo dirá. Vamos aguardar e acompanhar as cenas dos próximos capítulos.