Um dia desses estava sem o que fazer e fiquei organizando meus sapatos, até que eu me deparei com uma bota de couro velha, com o couro bem desgastado. Eu gosto muito desse sapato, principalmente em dias de chuva, porque ele é impermeável. É uma bota Bull Terrier Fox marrom, gosto bastante dessa marca, porque além de não ser muito cara, o material é de muito boa qualidade.
Como não sou do tipo que se desfaz das roupas e sapatos com muita facilidade, decidi dar uma recauchutada na minha velha parceira de dias chuvosos. Pesquisei em diversos sites para saber tintas e métodos de como pintar couro de sapato. Depois de muita busca, fui atrás do material para dar uma estilizada moderna na bota velha. Depois de feito o trabalho – e como deu certo – resolvi compartilhar com vocês. Vamos lá!
Material
Passo 1 – Limpar o sapato
Primeiro de tudo você deve limpar o sapato para tirar toda a sujeira, e até mesmo poeira, pois se ficar algum resíduo pode manchar e embolar com a tinta não dando um bom resultado. O ideal é passar álcool gel com uma flanela e esperar secar.
Passo 2 – Isolar partes que não serão pintadasAntes de pintar o sapato é preciso isolar todas as partes que não serão cobertas pela tinta, para isso utilizei a fita crepe. Isole bem as partes não pintadas para não manchar, deixe o sapato bem enfaixando mesmo. Depois dele todo trabalhado na fita crepe, partimos para a pintura.
Passo 3 – Pintando
Eu escolhi para pintar meu sapato a tinta acrílica Pinta Curo da marca Glitter da cor cobre, porque queria um visual bem metalizado. Apenas um pote de tinta foi suficiente para pintar o par, comprei dois por precaução, mas só usei um.
Ao começar a pintar seu sapato, dê pinceladas na horizontal, de um lado para o outro, e mantenha assim até terminar o serviço. Após terminar a pintura de todo o sapato, deixe-o secar por 24 horas antes de aplicar o verniz.
Confesso que assim que acordei no dia seguinte e vi o sapato pintadinho, seco, lindo e brilhando eu nem queria passar o verniz, pois já tinha gostado dele como estava. Porém, lembrei que o verniz ajuda a conservar a tinta, por isso segui em frente. Para envernizar utilizei o Verniz Couro da mesma marca da tinta – Glitter.
O verniz é um material que seca muito rápido, então você deve passá-lo rapidamente no sapato, e NÃO voltar com o verniz onde já passou, pois pode grudar tudo. Então, passe bem o verniz em uma parte e não volte a ela até que esteja seca. Ao passar o verniz faça o mesmo movimento da tinta, horizontal de um lado para o outro.
Após passar o verniz deixe o sapato secar por cerca de 24 horas, sim. O verniz seca rápido, porém, para um melhor resultado, sugiro deixar um bom tempo secando, afinal você quer um sapato perfeito, certo?
Passo 5 – Pronto
Depois das 24 horas secando o sapato, ele está pronto para usar, mais ainda falta um detalhe, tirar a fita adesiva. Esse processo é bem delicado, é como se um médico estivesse tirando as ataduras de uma mulher que fez uma cirurgia plástica… não é?! Nesta parte nós usaremos a pinça para tirar a fita de algumas partes pequenas – no caso da minha bota, foram as presilhas do cadarço.
Eu simplesmente adorei minha bota “nova”, é meio ousada, mas as vezes precisamos ousar um pouco para sair da mesmice.
É isso aí pessoal, espero que tenham gostado do post-tutorial, qualquer dúvida mande e-mail ou deixe comentários.