A marca brasileira Osklen, fundada por Oskar Metsavaht, foi convidada pela primeira-dama Janja Lula para participar do G20 — evento que reúne líderes das principais economias globais para discutir questões cruciais relacionadas ao desenvolvimento para o futuro. Neste encontro, que simboliza uma troca não apenas política e econômica, mas também cultural, a Osklen terá a honra de representar o design e a criatividade brasileira através de uma peça icônica da marca que será entregue como presente.
As primeiras-damas irão receber uma bolsa de pirarucu e os líderes receberão uma pasta para notebook — ambas as peças fazem parte do Projeto Pirarucu Fish Skin — uma iniciativa inovadora da marca que, desde o início dos anos 2000, transforma a pele do peixe amazônico em um recurso sustentável, promovendo o desenvolvimento das comunidades ribeirinhas e a preservação da Amazônia. De forma pioneira, a marca traduz a rusticidade em uma linguagem de design de moda e ressignifica o conceito de Novo Luxo através do projeto que está celebrando 15 anos.
Ao longo dessa trajetória, o projeto acumulou um histórico de reconhecimento global. Com premiações como o Green Carpet Challenge Award em 2019, uma das mais altas honrarias em práticas sustentáveis, e faz parte do acervo do Victoria and Albert Museum como a única peça de moda brasileira do maior museu de artes decorativas e design do mundo.
Oskar Metsavaht, idealizador do Instituto-E e Embaixador da Boa Vontade da UNESCO, também foi nomeado Embaixador para a Década dos Oceanos 20/30 da ONU. Com uma longa trajetória de ações em prol da responsabilidade ambiental, a Osklen tem representado o Brasil de maneira autêntica e consciente no cenário global, reforçando o compromisso de sua missão de integrar design, responsabilidade social e preservação do meio ambiente.
A participação da Osklen no G20 simboliza o potencial transformador do design brasileiro e a importância de práticas conscientes na moda, em um cenário onde preservação e desenvolvimento caminham lado a lado.