A Feira de Arte Aberta chega ao Rio de Janeiro com o objetivo de transformar o acesso ao mundo da arte contemporânea. Realizada entre os dias 8 e 10 de novembro na icônica Fábrica Behring e com entrada gratuita, a Feira promete ser um espaço inovador e acolhedor, onde o público poderá não apenas admirar, mas também adquirir obras de arte e se conectar diretamente com os artistas.
Com obras de mais de 50 artistas, incluindo nomes como Allan Pinheiro, Carlos Vergara , Heloísa Alvim, J. Borges, Lívio Abramo , Lynn Court , Lúcio Volpini, Maria Eugênia, Mariana Maia, Rose Afefe, Renan Cepeda Telma Gadelha e Yedda Affin,, além da presença dos parceiros institucionais Instituto Cultural Carlos Scliar, Instituto Municipal Nise da Silveira e Jacarandá, o evento proporciona uma plataforma que fortalece o vínculo entre a arte, o artista e o público.
Em sua essência, a Feira busca derrubar barreiras e desmistificar a arte, promovendo um ambiente que une artistas e amantes da arte em um espaço inclusivo e inspirador. Para isso, as obras expostas possuem preços visíveis, com um teto definido para garantir acessibilidade, variando entre R$ 200 e R$12.000, e com opção de parcelamento. A expectativa é que o evento ocorra em edição anual, consolidando-se como um espaço democrático e vibrante para a arte no Rio de Janeiro e posteriormente no Brasil.
“A Feira de Arte Aberta é um espaço de descoberta e aproximação. Queremos criar um momento em que as pessoas se sintam à vontade para explorar o mundo da arte, seja por meio de conversas com os artistas, seja admirando ou adquirindo as peças,” destacam Alice Garcia e Jerson Farofa, diretores da Farm House, agência que propõe e organiza o evento.
Experiência Cultural e Expositiva
Os artistas presentes foram cuidadosamente selecionados por uma curadoria com o apoio de conselheiros experientes, garantindo a presença de trabalhos consistentes e de relevância no cenário contemporâneo. Cada obra exposta é única e recebe a curadoria de especialistas, garantindo um olhar criterioso e cuidadoso na exibição dos trabalhos. Cada detalhe importa.
A estrutura apresentada é como as que se encontram em grandes feiras e o ambiente foi pensado para instigar os sentidos e cativar o olhar. Um novo capítulo para a arte começa em um espaço que respira inovação e criatividade.
Além das exposições e vendas de obras de arte, o evento oferecerá uma programação diversificada com shows de jazz, samba, carimbó e bossa nova, conversas, exibições de filmes e documentários, além de visitas aos ateliês da Fábrica, que estarão abertos ao público durante o evento.
A Feira contará também com uma área de alimentação que complementa a experiência cultural, proporcionando um ambiente dinâmico e acolhedor. Entre as marcas confirmadas estão Tasquinha do Portuga, Pastel do Rio e Vulcano, além dos restaurantes locais da Fábrica Bhering, como De Rose Café & Bistrô, Ricardo Freitas Ateliê Gastronômico, Conflor Vegan e Tabi Kofi Cafés Especiais.
Programação Musical
A programação musical inclui os DJs residentes Vick, Jamal e Feijão, além de shows variados:
Sexta-Feira
- Em Tom Maior – 16h
- Afroribeirinhos – 19h
Sábado
- Eduardo Santana (Afrojazz) – 15h
- Samba Sucinto – 18h
Domingo
- Forró Pimenta – 15h
- Samba DG – 17h
Para muitos, adquirir arte é uma forma de cuidar de si. A Feira de Arte Aberta acredita no poder da arte como investimento que enriquece não só o ambiente, mas o espírito de quem o habita. Colecionar é construir um patrimônio emocional e cultural que se valoriza com o tempo.
A Feira de Arte Aberta convida a todos para um evento transformador, onde a interação com a arte contemporânea acontece de forma natural e a cultura é celebrada em um ambiente interativo que reflete o novo momento da Fábrica Bhering, conectando tradição e inovação no cenário artístico do Rio de Janeiro.
Serviço
Data: 08 a 10 de novembro de 2023
Local: Fábrica Bhering, R. Orestes, 28 – Santo Cristo, Rio de Janeiro
Horário:
- Sexta-feira e sábado: 14h às 22h
- Domingo: 14h às 20h
Site: feiradearte.com
Instagram: @feiradearteaberta