A nova coleção da Dendezeiro, intitulada “BRASILIANO: Filhos do Sol”, que faz uma imersão profunda na rica herança cultural do sertão brasileiro, resgatando suas histórias de resistência e transformação, foi apresentada no dia 20/10 no SPFW. Sob a direção de Hisan Silva e Pedro Batalha, a marca baiana, que há cinco anos se destaca por integrar cultura regional e moda de forma única, explora as raízes familiares de seus fundadores para ressignificar a narrativa do sertão. A Dendezeiro, com sua combinação inconfundível de streetwear e alfaiataria, propõe uma nova visão para o sertão, quebrando estereótipos e apresentando uma abordagem contemporânea e diversa dessa região tão significativa.
Inspirada por grandes obras literárias como Vidas Secas, a coleção captura a essência da perseverança e da resiliência, conectando o passado ao presente por meio de uma estética criativa e inclusiva. “Contamos a história dos filhos do sol, daqueles que, como o carcará, voam com fome de espalhar pelo mundo a verdadeira e nova história de cordel, plantando a semente da terra seca”, afirma Hisan.
A coleção destaca o uso de técnicas artesanais como trançados de palha e miçangas, que celebram o trabalho manual e a tradição do sertão. Uma parceria criativa e visual com a Suvinil, mostrando como as cores podem conectar moda e decor, destaca o uso de tintas, estampando esses elementos na cor Marrom-luxo — uma das cores do ano da marca para 2025 — que reflete a vibração intensa e rica das tonalidades do sertão.
Nas paletas, predominam tons terrosos como marrom, vermelho, preto e bege, simbolizando a conexão com a terra. A parceria com a PUMA reforça esse diálogo ao trazer para os calçados as mesmas nuances, criando uma harmonia entre roupa e acessórios. Na SPFW 2024, todos os modelos desfilaram usando Easy rider, Suede Classic e, principalmente, Speedcat, uma silhueta com solado baixíssimo e estética esportiva, que se destaca como a grande tendência do streetstyle neste ano.
O conceito da beleza do make up artist Gotham é a celebração da diversidade e da identidade brasileira, trouxe à passarela a essência autêntica contemporânea das mulheres e homens do sertão.
Na maquiagem um tributo à beleza natural, com foco em uma pele bem iluminada e um bronzeado saudável, refletindo o calor do sol e a vivacidade. Produtos com foco que realçaram a luminosidade da pele, criaram um efeito radiante e fresco, como se cada modelo tivesse acabado de sair de um dia de sol intenso. Tons terrosos foram as estrelas desta paleta.
Os cabelos, por sua vez, estavam soltos e livres. Assim o conceito dessa beleza é ode ao sertão baiano.
“BRASILIANO: Filhos do Sol” é um manifesto visual que celebra a história do sertão e a reinventa através do design, reafirmando o compromisso da Dendezeiro com a representatividade, inclusão e inovação, sem jamais abandonar suas raízes.