“Maldita” é o nome da nova coleção de vestuário da collab Xeque Mate + Real Grapixo. A coleção cápsula é uma parceria com o projeto Escritoras Urbanas da artista Tefa, que tem como objetivo levar o nome de mulheres do graffite e do pixo para uma cena até então predominantemente masculina.
“A palavra maldita, também interpretada como ‘mal falada’, caracteriza termos pejorativos usados pelo machismo ao se tratar de mulheres que ‘fogem da curva’, se posicionando em novos espaços e dando voz a outras mulheres, debochando de uma situação cotidiana de representatividade masculina na cena da arte street”, revela a diretora artística da coleção e gerente de Estilo da Xeque Mate Bebidas, Carina Fonsc.
“Convidamos artistas potentes para produzirem as estampas, trazendo o universo das mulheres no contexto da arte de rua. Sempre importante levantarmos discussões e potencializarmos as mulheres que enfrentam diversos desafios para ocuparem espaços na sociedade e na cena artística. Esse é o momento em que convidamos o público a fazer parte desse movimento e entender um pouco mais sobre os elementos que permeiam as escritas urbanas”, acrescenta Tefa.
A collab Xeque Mate + Real Grapixo representa a união perfeita entre moda e cultura de rua, com a expressão máxima da criatividade e autenticidade urbana. A nova coleção apresenta três camisetas exclusivas feitas por artistas de Belo Horizonte, destacando a arte da tipografia em formato de Sopa de Letras (também conhecido como vulgo), entre outras estampas carregando significados do universo feminino da cultura de rua.
A prioridade da coleção permanece sendo a qualidade dos tecidos – escolhidos a dedo diretamente da indústria têxtil –, dos aviamentos e os cuidados com os acabamentos. Como nas coleções anteriores, o estoque é limitado, garantindo exclusividade para aqueles que comprarem suas peças com agilidade.
A coleção é composta de roupas ecofriendly e 100% algodão, prezando por conforto e responsabilidade com os impactos ambientais. Além disso, as modelagens e numerações não distinguem gênero, ou seja, nenhuma peça foi feita exclusivamente em modelo “feminino ou masculino”.
As peças estão disponíveis na loja virtual da Real Grapixo e na loja física da collab, no Mercado Novo de Belo Horizonte (2º andar, corredor C).