O Converse Weapon estreou no mundo do basquete em 1986 e logo desenvolveu uma forte conexão com os jogos, com os times, com os atletas e com os entusiastas do esporte. Agora, embora tenha retornado às lojas mundialmente há apenas dois anos, o modelo conquistou uma comunidade dedicada de admiradores, tornando-se base para outros produtos no portfólio da marca. Hoje, o Weapon ganha nova roupagem em sua versão Ox (de cano baixo), tendo o marrom como seu principal elemento e, como define a história do modelo, agora também pensado para as ruas.
A ligação com o esporte está intrínseco no DNA da Converse, já que a marca tem o clássico Chuck Taylor All Star como seu modelo pioneiro, um tênis que não escorrega, desenhado para o basquete e que, inevitavelmente, recebeu o nome de um dos maiores jogadores da história que adotou o modelo.
O aprimoramento no design, o estudo das novas tendências e o investimento em tecnologia levaram a marca a desenvolver o Weapon, mantendo suas raízes nos esportes, nas artes e na música. A reintrodução do par no mercado começa atendendo a essas comunidades e permite que a próxima geração de criativos o redescubra.
O Converse Weapon foi criado durante a “guerra dos tênis” de basquete, nos Estados Unidos durante os anos 80. Foi divulgado pela campanha Choose Your Weapon (Escolha sua Arma, em português), que destacou a rivalidade da NBA entre o Celtics e o Lakers nesse período. Sua configuração original é caracterizada pelo sistema de suporte de tornozelo Y-Bar, e o detalhe do Star Chevron, símbolo da marca, na lateral.
A partir de 2003, a Converse iniciou uma série de reedições da linha Weapon, começando com melhorias na entressola e substituindo a lingueta de malha por um material revestido. Esse lançamento também marcou a ampliação das opções de cores, antes bem limitadas. Durante essa fase, jogadores da NBA passaram a usar os tênis nos jogos. Além disso, a versão Oxfoi relançada pela primeira vez desde 1987. Em 2004, a Converse introduziu versões multicoloridas, ampliando sua popularidade como calçado casual.
Para modernizar o estilo do modelo e aprimorá-lo tecnicamente, foram redesenhados os elementos originais do Weapon, remasterizados em um tênis confortável, leve e inovador.
Em 2021, uma nova edição do Weapon representa a atualização moderna da icônica silhueta da Converse, com a incorporação da espuma CX – uma tecnologia exclusiva de conforto da marca – e uma entressola mais espessa para maior bem-estar e estilo. Inspirada no modelo original dos anos 80, essa versão reinventa elementos clássicos como as marcas Y-Bar e o Star Chevron, ao mesmo tempo em que avança para uma abordagem fashion contemporânea.
Rick Owens também participou de uma colaboração a partir da versão DRKSHDW chamada TURBOWPN, que mistura minimalismo e maximalismo, distorcendo e exagerando as proporções tradicionais. A silhueta continua sendo reinventada por meio de parcerias, como aconteceu com a Fragment de Hiroshi Fujiwara, que reintroduziu o Weapon em sua forma mais autêntica desde seu lançamento em 1986. Marcou o início de uma série de colaborações com parceiros, como Undefeated, Kasina e Patta.
No início deste ano, Shai Gilgeous-Alexander, jogador da NBA, esteve ao lado da marca no retorno do Weapon às quadras. Como rosto da Create History, Not Hype, o atleta esteve na campanha de lançamento do Weapon Old Money.
O Converse Weapon transcende seu papel original como tênis de basquete, posicionando-se como um calçado casual e elegante que mescla herança e estilo contemporâneo. Suas linhas paradigmáticas adaptam-se perfeitamente ao estilo de vida das subculturas jovens de todas as gerações, oferecendo um apelo vintage aliado ao conforto e ao design moderno. Com uma rica história no basquete, o Weapon se destaca como escolha única para aqueles que valorizam tanto seu legado histórico quanto seu lifestyle, celebrando a individualidade e a criatividade no uso diário.
A versão mais atual do Weapon Ox está disponível no e-commerce da Converse (converse.com.br) e na loja física da marca no Shopping Cidade São Paulo.