A Balenciaga é uma marca de moda que foge do convencional, seus lançamentos pós-Demna – designer responsável pela grife, que assumiu seu controle criativo em 2015 – são sempre cheios de dilema, e até mesmo polêmicas. A clássica casa francesa de fato consegue trazer diversas peças incríveis que deixam os aficionados por moda cheios de desejos. Porém, a cada temporada os caras trazem algo que parece ser meramente para chocar a internet e trazer engajamento aos seus outros produtos.
Como é o caso da sua mais recente “peça-desnecessária”, que consiste em uma saia ao estilo toalha enrolada na cintura pós-banho. A nova saia-tolha, que faz parte da coleção Spring 2024, está em pré-venda custando USD925 (cerca de R$4500), e a sua construção de fato é idêntica a uma toalha normal de qualidade, vindo em tecido terry cotton – aquele algodão felpudo. Tendo apenas partes de fecho utilizados para dar mais segurança a peça. Confira só.
É engraçado como a cada temporada a marca precisa trazer algo controverso, além das suas criações de moda convencional. É como se eles necessitassem de uma “peça-chave ridícula” para poder dar o aval de marca ainda relevante no universo da moda.
Num momento em que os excessos são mal-vistos, e uma vida que busca a simplicidade, redução de gastos e responsabilidade social é urgente, eu não consigo não trazer o questionamento: qual a necessidade disso?