O reinado de Alessandro Michele no comando da Gucci foi uma era que deixou grandes marcos na clássica casa de moda italiana. Sua marca registrada era a inspiração ostentosa e exagerada da marca dos anos 1960-80, o que trouxe novos consumidores, como jovens fashionistas e também celebridades que desejavam estar no meio do cenário fashion atual. Porém com a sua saída, a marca decidiu buscar uma nova linha criativa mais minimalista e nivelada ao mood atual, com peças mais sóbrias. E com isso veio a nova era sob a direção criativa do estilista Sabato de Sarno.
E para a coleção de Inverno 2023, o cara foi buscar inspiração na era Tom Ford, estilista que salvou a marca de falência na década de 1990. O período do estilista – que hoje é considerado um dos maiores do mundo da moda – foi marcado por peças elegantes e sensuais. A alfaiataria bem cortada reina na coleção, com peças que valorizam o corpo de forma chic e marcante. E para a coleção atual vemos o seu DNA tomar forma clara nas novas criações.
A interpretação atual de Sabato de Sarno na campanha de Inverno 2023, que foi fotografada por David Sims, traz uma releitura do reinado de Tom Ford com a modelagem atual, buscando uma silhueta mais solta e descolada – em oposição ao fit mais sequinho apresentado entre o período de 1994-2004 que o estilista trabalhou na Gucci. Vale destacar também as peças icônicas dessa temporada, como a bolsa “Horsebit” e o pequeno biquíni “GG” são apresentados em nova leitura na coleção.