O mercado de calçados deu uma grande virada nos últimos anos, onde o streetwear fez com que a cultura de sneakers voltasse com força no universo da moda. E com isso, as marcas esportivas, com a soberania da Nike e Adidas, tiveram seu protagonismo deixando as gigantes de luxo buscando alternativas para continuarem relevantes nesse segmento. E um modelo de calçado que tem sido constantemente explorado pelas marcas de luxo atualmente é a sandália.
A Prada é uma que trouxe vários modelos para o mercado de luxo, sendo uma das mais buscadas pelos fashionistas, seja pelo seu visual clássico-minimalista ou mesmo com pelo hype atual da marca.
Gucci foi outra casa de luxo que também tem buscado bastante explorar as sandálias em suas coleções, com modelos em diversos materiais, desde as luxuosas versões de couro, até as clássicas de plástico fazendo aquela alusão à infância.
A Louis Vuitton é uma que tenta a todo custo se manter clássica e ao mesmo tempo luta para conquistar espaço no mercado de moda atual. E seu último lançamento com sandálias que mistura borracha e lona (ao estilo papete), vem para competir.
E, é claro, a Balenciaga não deixaria de colocar a sua aposta nessa mesa de jogo. A marca de luxo que vive no imaginário dos fashionistas com as suas peças que dividem opinião, também tem a sua papete esportiva para competir nesse mercado.
Acho interessante a aposta dessas marcas que tanto se distanciavam do mainstream e popular, se dobrando para eles para se manterem relevantes.