Virgil Abloh não é mago, mas o cara entende bem dos parangolés da moda, e quando disse que o streetwear teria sua morte nessa década, não foi coisa da cabeça dele. Muito pelo contrário, o criador por trás do fervor da Off-White sabe bem que a moda é cíclica e não retilínea, por tanto uma tendência vai e volta, e ao que parece o streetwear está mesmo indo. Mas ainda deixa seus rastros. Vamos analisar?
Se você ainda acompanha os desfiles de moda, principalmente os internacionais, vai ver que as marcas com moda masculina, ou sem gênero, estão trazendo uma alfaiataria mais jovem e desconstruída nos últimos desfiles. Peças versáteis, utilitárias e prontas para serem usadas em todas as ocasiões, e o reflexo disso nas ruas também é notado.
E o senhor Abloh lançou esses dias um “par” de calçados que deixou bem em evidência essa virada de estilo entre o streetwear o que seria o futuro/presente dele. O lançamento Off-White Half Half consiste em um “par” – tenho que usar entre aspas mesmo, porque par mesmo não é (ou é?) – com um sneaker branco e um sapato estilo derby preto. Saca só.
Avant-garde? Deboche? Sinal dos tempos? Tudo isso junto, mas com certeza em vão não foi, e mostra a teoria do Virgil de que os tempos de streetwear for life pode estar dando um até logo.