A moda passa por diversas fases, teve a época da extravagancia das cores, das peças mais suntuosas, dos excessos e exageros, mas tem também a hora de dar um stop em tudo isso e prezar por uma moda mais simples, discreta: minimalista; e é esse o exato momento em que a moda se encontra.
Depois de muito tempo com referências da década de 80 super colorida com seus tons fluo e outras tantas tendências mais extravagantes e coloridas, os tons mais neutros – basicamente preto e branco – são os que estão mais presentes nos looks dos fashionistas. As composições de poucas cores nos looks, pegada mais minimal e com poucas – ou quase nenhuma – estampa têm sido cada vez mais recorrente no street style.
Apesar de gostar também da extravaganza de alguns estilistas como Jeremy Scott, curto bastante investir em looks minimalistas e deixar os detalhes fazerem a diferença, com alguns acessórios como bolsas, pulseiras e cordões.
Alguns estilistas já são adeptos do minimalismo faz tempo, como Alexander Wang, Kanye West e o mais novo no jogo da moda, Ratier.
Vejo esse slow down na moda e predomínio do minimalismo como uma corrente que está surgindo entre os jovens conscientes e cansados do consumo exagerado de moda. O que é muito bom, pois vemos um crescimento na mentalidade e compra consciente nos novos consumidores de moda, e o “menos é mais” nunca ficou tão evidente e bem empregado como agora.