Mais do que um gênero musical, o rock é um estilo de vida que tem a atitude como sinônimo. E quem respira essa atmosfera sabe que, mesmo com o 13 de julho difundido como a sua data comemorativa, todo dia é dia para cultuar os seus ídolos e se inspirar nos seus looks. Com muita ousadia, eles vêm ditando moda e criando tendências para diferentes gerações. E uma das marcas registradas desses rock stars são seus cabelos, que vêm sendo copiados por sua legião de seguidores.
Para comemorar O dia do Rock que acontece no próximo dia 13, O Cara Fashion falou com Cathia Muaze, do Red Salon Homem – primeira rede de salões masculinos do Brasil – que nos contou um pouco sobre alguns dos penteados mais adotados pelos roqueiros.
Rockabilly
A tendência Rockabilly vem de um estilo inspirado no gênero musical homônimo que surgiu como um sub-gênero do Rock ‘n Roll na década de 1950, fazendo referência ao rock e a música country – que era conhecida como música Hillbilly. Os precursores dessa tendência são conhecidíssimos nomes da música, como Elvis Presley, Johnny Cash e Jerry Lee Lewis e seus famosos topetes.
Corte vintage
Consagrado nas décadas de 1960 e de 1970, o estilo com ar de Woodstock consiste basicamente em deixar os fios compridos e soltos. Apesar das madeixas loiras e encaracoladas de Robert Plant, do Led Zeppelin, estarem entre os seus grandes expoentes, o estilo também funciona para quem tem cabelo liso.
Mas tome muito cuidado para que os cabelos não fiquem emaranhados. Para alcançar o visual perfeito, shampoos e pomadas modeladoras de qualidade, bem como a visita periódica ao salão, são fundamentais.
Corte moicano
Ganhou projeção no final dos anos 1970 com o movimento punk. É uma alusão à resistência dos índios moicanos, que, assim como os punks, enfrentavam um sistema opressor.
O corte, usado diversas vezes por Anthony Kiedis, do Red Hot Chilli Peppers, funciona melhor nos homens descolados. No entanto, veja se ele se adequa ao seu estilo de vida. Vale para quase todos os rostos, tirando os muito redondos.
O moicano apresenta algumas variações tendo dos mais ousados aos mais discretos, para todas elas adote uma boa pomada para modelar. E o mais importante, não se descuide: faça a manutenção de 15 em 15 dias no salão e use produtos apropriados para o seu tipo de cabelo.
Corte indie
Uma das sensações dos anos 2000, é um corte bem simples e despojado. Funciona bem em todas as idades e basicamente consiste no cabelo curto, penteado na frente e nos lados, com o mesmo comprimento. Os rostos quadrados são os que mais se adequam, com uma necessária ajuda de bons shampoos e finalizadores. Jon Bon Jovi é um dos seus adeptos.
Para finalizar e deixar aquele aspecto de espinhos voltados para baixo, utilize uma pomada modeladora, que dará um efeito bagunçado e charmoso.
Corte emo
Com origem nas bandas de rock, o estilo “emo” é muito popular entre os jovens. Nomes como o do vocalista do My Chemical Romance, Gerard Way, tornaram o visual mais famoso nos últimos anos. Mantenha os fios bem lisos e não abra mão de produtos adequados a ele, como pomadas.
Mais dicas…
Para não ficar com a aparência oleosa, escolha um bom shampoo para lavar e feche com o finalizador. Não esqueça, é claro, de usar a chapinha, que dará mais naturalidade àquela mecha que cai sobre o rosto.
Uma dica de ouro para todos os visuais: aplique um shampoo anti-resíduo uma vez por mês para a higienização do couro cabeludo e dos fios.
Agora é só escolher a sua tribo e mandar bem no hairstyle!
Mais informações no www.redsalonrio.com